quinta-feira, 10 de maio de 2007

Vida e obra de Oscar Niemeyer em “A vida é um sopro”

por: Marina Toledo

Não leve a vida muito a sério, afinal, “A vida é um sopro, um minuto, e aí tudo se desfaz”. Essa frase revela o tom do documentário que está por vir: leve, descontraído, irreverente e apaixonante, assim como Oscar Niemeyer. O que se vê na tela tem um ar de homenagem ao arquiteto quase centenário.
Depoimentos de outros grandes nomes como José Saramago, Chico Buarque, Ferreira
Gullar, Eric Hobsbawn, Eduardo Galeano, Mário Soares, Ítalo Campofiorito Carlos Heitor Cony e Nelson Pereira dos Santos enriquecem o documentário e exaltam a figura e a importância do arquiteto.

No filme Niemeyer fala sobre suas maiores inspirações: a mulher e seu corpo cheio de curvas, os cursos dos rios e as montanhas. Com sua personalidade crítica fala sobre suas grandes realizações, como Brasília e a sede do Partido Comunista da França, e de suas obras espalhadas pelo mundo inteiro e sobre política e a situação do Brasil. Um dos ápices do filme é a parte em que ele defende com uma emoção aparente a criatividade.

O documentário Oscar Niemeyer - A Vida É um Sopro
foi dirigido por Fabiano Maciel e possui 90 minutos de duração e mostra como Niemeyer revolucionou o mundo da arquitetura com suas linhas curvas e ousadas em concreto armado. O filme é o primeiro do diretor e contou com gravações em outros países também, Argélia, Itália, Estados Unidos, Uruguai, França, Inglaterra e Portugal. O documentário começou a ser rodado em 1998, mas somente em 2007 chegou às telas do cinema.

Antes de dirigir A vida é um sopro, Maciel realizou outros dois documentários. Carrapateira conta a história de uma vila na Paraíba acerca do fato de que era a cidade mais pobre do país quando o homem pisou na Lua e Vaidade, sobre as revendedoras Avon que vendem produtos de beleza em pleno garimpo no Pará.

Um fato interessante que chamou a atenção do público foi o fato de que por uma semana, o público pode assistir ao documentário de graça. Isso porque os produtores do filme ao em vez de gastar com publicidade, compraram os ingressos para a primeira semana do filme em algumas salas em todo o Brasil e os distribuíram nas salas de cinema.

Clique aqui
para assistir o curta de Marc-HenriWajnberg com imagens do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e Oscar Niemeyer passeando no Rio de Janeiro.

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger 8o JN 1/2007 disse...

Olá,
a critica comeca bem - o lead se inicia perfeitamente! - mas, em alguns momentos, parece uma reportagem...
Geane

15 de maio de 2007 às 13:30  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial