quarta-feira, 9 de maio de 2007

Documentário homenageia Oscar Niemeyer

por: João Victor de Araújo Leite

O documentário “Oscar Niemeyer - A Vida é um sopro”, de Fabiano Maciel, conta a vida e obra deste que é considerado o maior nome da arquitetura brasileira. Mais do que um filme, o longa é uma verdadeira homenagem ao arquiteto que em 15 de dezembro completará cem anos de vida.
Leve e irreverente, o filme revela a personalidade boêmia, crítica e bem-humorada que existe por trás do criador de Brasília, da sede do Partido Comunista Francês, além de tantos outros projetos importantes espalhados pelo mundo.

O documentário não é um filme inovador, diferenciado, porém, o diretor Fabiano Maciel soube usar com muita maestria antigos depoimentos de Niemeyer sobre política, mulheres, amizade e sobre o Brasil. O filme é bem pensado, “arquitetado”, alterna trechos de entrevistas com belíssimas imagens das obras e do mundo em que vive Niemeyer.

Os depoimentos de José Saramago, Eric Hobsbawn, Nelson Pereira dos Santos, Ferreira Gullar, Carlos Heitor Cony e Chico Buarque, entre outros, complementam a obra.
O que mais impressiona no filme não são as imagens, mas sim a personalidade de Niemeyer e como a sua história se confunde com a do Brasil.
Quem assistir ao filme vai se surpreender com um Niemeyer contestador, que critica a burguesia e os meios de comunicação e que debate, inclusive, sobre o seu ideal de vida.

Marcadores:

2 Comentários:

Blogger 8o JN 1/2007 disse...

Olá,
não me parece que o filme da vida, mas apenas da obra do arquiteto...
Geane

9 de maio de 2007 às 12:54  
Anonymous Anônimo disse...

A estrutura poderia ser mais enxuta, há parágrafos repetitivos que abordam a mesma idéia.

10 de maio de 2007 às 05:40  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial