terça-feira, 8 de maio de 2007

Luz, câmera, imaginação!

por: Mariana Faria


Oscar Niemeyer – A vida é um sopro é um documentário que, além de mostrar as principais obras e expor os pensamentos do arquiteto, mostra ao público o longo caminho que a imaginação pode percorrer, por si só, e a sua importância para a humanidade.

A impressionante capacidade de criar, inovar e principalmente se diferenciar dos demais, fez de Niemeyer um dos mais influentes arquitetos brasileiros do século XX. Em uma obra rica em depoimentos e imagens, podem-se conhecer não somente as criações que lhe consagraram, como também a trajetória e os ideais de um homem de 100 anos e total lucidez. Além disso, o documentário é um relato histórico do crescimento do país acompanhado passo a passo por Niemeyer, em uma época na qual o arquiteto foi extremamente influente.

O diretor Fabiano Maciel deixa explícita a idéia de que Niemeyer é um arquiteto do mundo, tendo obras espalhadas pelos mais diferentes lugares, de culturas variadas, e ainda assim sendo capazes de se encaixar perfeitamente onde quer que estejam. França, Itália, Estados Unidos e Argélia são alguns dos países que tiveram o privilégio de conhecer a criatividade do arquiteto. Ao longo do documentário o arquiteto explica as idéias e o desenvolvimento dessas obras, abrindo espaço para diversas interpretações.

Ele faz da simplicidade e das linhas curvas o seu ponto de partida e os seus maiores artifícios, processo que é mostrado e explicado no documentário através de desenhos do próprio artista. Niemeyer desenvolve idéias e transforma produtos de sua imaginação em realidade, baseado em belezas como as curvas livres e sensuais do curso dos nossos rios, das nuvens e dos corpos femininos. O arquiteto, aliás, exalta a sua paixão e admiração pelo seu país, principalmente por sua cidade natal, o Rio de Janeiro, e pelo corpo e mente femininos, usando-os como fonte de inspiração.

São mostradas as diferentes visões de um crítico, poeta, político, filósofo, carioca e romântico. O lado humano do arquiteto é mostrado por ele mesmo, com toda a sua irreverência, ironia e inteligência. O título A Vida é Um Sopro é uma frase por ele citada diversas vezes, já acostumado a lidar com a idéia de desenvolvimento e fim uma vida no auge dos seus 100 anos.

Quem assiste ao documentário pode entender que a vida pode sim, ser um sopro ligeiro, mas, através do talento e principalmente da imaginação, muita coisa pode ser feita durante esse tempo. A rapidez de criação e a perfeição do resultado das obras de Niemeyer impressionam até quem nada entende de arquitetura.

As obras do arquiteto são a sua maneira de intervir no mundo, depositando nele, através da arte, a sua paixão, pensamentos de vida e ideais de justiça. Sua trajetória é também uma lição de vida, inspiração e uma nova visão de mundo e de um Brasil que, em todo esse tempo, nunca parou de crescer.

Em Belo Horizonte, Oscar Niemeyer – A vida é um sopro está em cartaz no Espaço Usiminas Belas Artes.

Marcadores:

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Tá tudo certo, mas falta o principal: o meu nome!!
Mariana Teixeira de Faria, 8o JNPUC!
VALEU!!!

8 de maio de 2007 às 17:24  
Blogger 8o JN 1/2007 disse...

Penso que o primeiro e o segundo parágrafos dão um tom de apologia ao arquiteto. É preciso ser mais precisa nos elogios. Tente evitar frases longas e truncadas.
Geane

9 de maio de 2007 às 13:07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial