quinta-feira, 3 de maio de 2007

A Vida é um Sopro – A obra de um grande homem

por: Mariana Renan

O filme Oscar Niemeyer - A Vida é um Sopro, dirigido por Fabiano Maciel, estreado em abril, é um documentário que faz uma homenagem e mostra a obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, considerado um dos principais do país no século XX.

O filme retrata basicamente os feitos do arquiteto, que completará cem anos em dezembro. Os depoimentos de Niemeyer mostram sua visão sobre a arquitetura, a vida e o homem. Com sua linguagem própria, ele discursa sobre amigos, mulheres e também sobre o Brasil e sua própria geração, que se destaca por ter sido pensativa, privilegiada e diferente da que vemos hoje. O filme não faz críticas, não trata de assuntos diferentes dos citados acima e pode parecer um pouco institucional. Mas é, sem dúvida, uma grande produção, direcionada para quem deseja apreciar as ações de um grande homem, com uma memorável e extensa carreira. Assista o trailer do filme.

Um aspecto interessante sobre a estréia do filme foi a novidade criada por Maciel: a entrada é franca durante a primeira semana do filme no cinema. Essa diferente tática de divulgar a obra no boca-a-boca pode ter vindo a calhar, já que a divulgação de filmes é cara e nem sempre o público aceita bem documentários. Assim, fica fácil conferir a vida do homem que projetou Brasília, o Auditório Ibirapuera, o Memorial da América Latina, além da sede do Partido Comunista Francês e da Editora Mondadori, na capital Milão. Confira aqui o site do filme.

As sessões foram gratuitas até o dia 26/04. Em Belo Horizonte, o filme é exibido no Usiminas Belas Artes, localizado na rua Gonçalves Dias, 1.581 – Lourdes. Horário: 19h30.

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger 8o JN 1/2007 disse...

Tente evitar um tom meramente descritivo, invista em associações próprias que resulte em análises originais do filme. Cuidado com a construção truncada de frases.
Geane

9 de maio de 2007 às 13:16  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial