terça-feira, 8 de maio de 2007

Samba na fonte

por: Ana Carolina Lima


“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é”, diria o compositor Dorival Caymmi. Assistir ao filme Cartola – Música para os olhos é conhecer um pouco da história de um mestre. O grande sambista Cartola. O documentário dos pernambucanos Lírio Ferreira e Hilton Lacerda retrata algumas passagens da vida de Angenor de Oliveira (1908-1980), popularmente conhecido como Cartola. O diretor e o roteirista de Baile Perfumado destacam Cartola como um personagem que seria a síntese da música popular brasileira do século 20, por ser a figura presente nos diferentes períodos da MPB e uma conexão entre diferentes gerações.

O documentário inicia com Jards Macalé lendo em off trechos de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Tudo indica que, assim como no livro de Machado de Assis, o protagonista Cartola narrará sua história. Contudo, o recurso narrativo é mais que uma referência ao livro, pois Machado de Assis morreu em 1908, mesmo ano do ano de Cartola. Essa data marca uma transição da cultura acadêmica para o popular. O samba começava a fazer parte da identidade brasileira.

O narrador nos conta um pouco da origem de Cartola. Angenor de Oliveira, como foi batizado, nasceu no bairro do Catete, Rio de Janeiro e, aos 11 anos, mudou-se para Mangueira. Foi lá que conheceu quem seria seu parceiro de samba Carlos Cachaça. Juntos, eles fundariam, em 1928, a Estação Primeira de Mangueira. Cartola viveu seu apogeu nos anos de 1930, quando suas canções foram gravadas por Carmen Miranda e Francisco Alves, ídolos do rádio da época. Após a morte da primeira esposa, nos anos 40, Cartola vive um período de reclusão e se afasta do samba. Os diretores usam do recurso de fade out para retratar esse período de ostracismo. Uma escuridão toma conta da tela e ouve-se apenas depoimentos sobre o compositor.

O documentário tem uma proposta não-linear, com utilização de muitos materiais de arquivo. As imagens reunidas no documentário contam não apenas um pouco da história de Cartola, como um período da história do Brasil. Implicitamente, estão ali às críticas aos períodos considerados marcos na história do país – cenas do filme Terra em Transe, de Glauber Rocha, Getúlio Vargas no Palácio do Catete e imagens que remetem ao período da ditadura militar. Períodos da história brasileira que Cartola presenciou e atravessou cantando seu samba.

Carlola é retratado de forma simples. Os vários depoimentos de sambistas como Carlos Cachaça e Ismael Silva fazem viajar no tempo e levam de volta aos anos 30, quando o carnaval carioca ainda tinha seus blocos nas ruas e o samba não havia caído no gosto das elites.

Assista ao trailer

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger 8o JN 1/2007 disse...

Parece-me que no primeiro parágrafo cada frase apresenta uma questão diferente ao leitor. Nos parágrafos seguintes, há um excesso de descrição. Tente ser mais analítica, arrisque associações próprias.
Geane

9 de maio de 2007 às 13:10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial