segunda-feira, 14 de maio de 2007

Cartola – Um talento ainda não explicado

por: Natália Santos Vieira

Mesmo não sendo uma fiel biografia Cartola – Música para os olhos vale a pena por resgattar a memória de um dos principais compositores da música popular brasileira. O fascínio despertado pelo sambista consegue sustentar sozinho grande parte da obra. O diretores pernabucanos Lírio Ferreira e Hilton Lacerda trouxeram para o filme Cartola um contexto de reconstituição histórica e biográfica que vem desde a década de 90, linha experimentada em Baile Perfumado, filme de 97 em que trabalharam em parceria. A obra soa como uma homenagem nesse ano em que o compositor completaria cem anos.

Quase uma década se passou desde o projeto até a exibição do documentário. Repleto de imagens de arquivo e depoimentos de amigos e familiares do compositor o filme não se prende em detalhes perdendo por vezes a referência ao personagem. A detalhada pesquisa de imagens de arquivo garantiu, no entanto, que o filme se tornasse também um registro da história do audiovisual brasileiro.

Em busca de uma linguagem menos convencional para o documentério Ferreira e Lacerda tentaram se aproximar do estilo de Júlio Bressane em Brás Cubas (1985). Para reconstruir Cartola, sem no entanto explicá-lo, a solução foi representa-lo dentro de seu tempo. Os registros usados não são inéditos, mas são tão pouco conhecidos que, para muitos dos expectadores, parecerão relíquias.

Mesmo entre erros (como a cena em que a tela se torna negra para indicar o período em que não se sabe muito sobre o compositor) e acertos (quando a câmera passeia por uma foto de Cartola e amigos no Zicartola para ilustrar a música Peito Vazio) o filme consegue exibir grande parte da trajetória pessoal e musical do compositor o que satisfaz a curiosidade da maioria dos expectadores. Mas faltou falar do nariz do sambista. A explicação incompleta é dada pela neta, que resume como sendo apenas uma cirurgia plástica que deu errado.

A qualidade da trilha sonora chega a emocionar. No filme foram usadas 35 músicas recolhidas em arquivo, cantadas tanto pelo compositor quanto por intérpretes como Elza Soares, Beth Carvalho e Elizeth Cardoso. Cenas do filme Rio 40 Graus são utilizadas para ilustrar a temática da compra e venda de sambas. Algumas gravações domésticas em fita cassete, programas de rádio, fotos e jornais também foram recuperados.

É um ótimo filme para os admiradores do samba em geral, mas para os aficcionados em Cartola muito da vida e da personalidade do talentoso sambista ainda continua sem explicação.

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger 8o JN 1/2007 disse...

Oi Natalia
tente ser mais especifica em seus comentarios. Por ex, em vez de dizer que a trilha chega a emocionar, especifique a genialiadade da trilha.
Geane

15 de maio de 2007 às 13:24  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial